Afinal, o que é Orientação Parental?
- Beatriz Santos - Psicologa Clínica e Orientadora Parental

- 22 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

Orientação Parental é uma proposta de trabalho com os pais, onde não é necessário trazer a criança/adolescente para o setting terapêutico. Só recebo a criança/adolescente caso seja compreendido a necessidade de psicoterapia infanto-juvenil.
Recebo pais que possuem interesse em desenvolver, repensar e refletir sobre o exercício da parentalidade, ou que de alguma forma, esteja enfrentando dificuldades para lidar com algum comportamento ou sintoma do filho.
O objetivo é munir estes pais de estratégias e informações (com embasamento científico) para construírem um relacionamento significativo e respeitoso, promovendo maior conexão entre os familiares, facilitando a comunicação e expressão de emoções.
Não é um trabalho baseado em achismo e/ou no que acredito que seja um modelo ideal de parentalidade, nem de apontar certo e errado ou de impor regras. A proposta é caminharmos em conjunto com estes pais na direção do proposito deles e não do que acreditamos ser o melhor.
O maior beneficiario é a criança e/ou adolescente, pois eles são o nosso foco indireto em todos os atendimentos. Apesar de não trabalharmos diretamente com eles, trabalhamos com prevenção e correção de acontecimentos estressores que podem acarretar em problemas emocionais e psíquicos.
Principais pontos da Orientação Parental:
Acolhimento dos pais e não julgamento;
Respeito à individualidade de cada família;
Promoção à educação gentil e respeitosa;
Promoção da parentalidade consciente;
Embasamento científico!
Fica esperto hein, este conteúdo não substitui a psicoterapia. Procure um profissional de psicologia!
Com carinho, Bia 🦋
Marque sua sessão! Clique aqui!
O conteúdo te lembrou de alguém?
Compartilhe!
